Conhecendo a Terapia do Esquema – Parte 1
A Terapia dos Esquemas – Introdução.
A Terapia do Esquema é um modelo psicoterápico desenvolvido por Jeffrey Young para o tratamento de transtornos da personalidade. Seu objetivo é modificar a maneira dos pacientes de lidarem, interpretarem e reagirem aos estímulos. A isso o autor chama de esquema. Para Young os Esquemas Iniciais Desadaptativos são desenvolvidos na infância a partir das relações que a criança estabelece com seus pais ou cuidadores. Por terem se mostrado eficazes em um conjunto de situações são repetidos por elas ao longo da vida persistindo até a fase adulta.
Na Terapia do Esquema o primeiro passo é o de identificar esses esquemas iniciais desadaptativos. Estabelece-se o relacionamentos desses esquemas desadaptativos com os problemas do presente e também a identificação das suas origens. Para tanto seu criador desenvolveu um o Questionário de Esquemas (YSQ) e o inventário Parental de Esquemas (YPI).
Após a identificação dos esquemas iniciais desadaptativos o paciente é estimulado a mudar seu esquema de pensamentos desadaptativos de forma ativa para um novo modelo mais saudável e eficiente. Para isso é proposto que faça uso de registros de pensamentos, imagens mentais e exemplos contextualizados às exigências atuais.
Num terceiro momento o paciente implementa as necessárias mudanças comportamentais a longo prazo. Tal como a Terapia Cognitivo-comportamental á medida em que a terapia avança os encontros que eram semanais passam a ser quinzenais se encaminhando para a finalização.
Importante destacar que por se tratar de tratar de Transtorno de Personalidade sua duração é bem maior. São alterações profundas e por isso mais trabalhosas.
Esta postagem será complementada por outras. Aguarde.
Ficou interessado? Gostaria de fazer uma formação na área? Conheça nosso
Curso de Formação em Terapia do Esquema em BH