Como ter um Emagrecimento sustentável e definitivo

Emagrecimento sustentável e definitivo

Por Lenize Bahia chaves

Para coisas difíceis, não existem saídas fáceis. Emagrecer de forma saudável, sustentável e duradoura exige esforço, foco, disciplina… e inteligência! E nada mais inteligente do que buscar aquilo que a Ciência demonstra com tantos estudos.


Mudar hábitos,  manter a motivação, regular a emoção, lidar com a fome emocional,  controlar o estresse, resolver problemas, conseguir arrumar tempo e energia, mudar critério de saciedade, saber voltar a fazer seus esforços para continuar com a dieta e não desistir… Isso tudo e muito mais  precisa acontecer para que você deixe de ser uma pessoa obesa, com sobrepeso, ou que passa a vida sofrendo com sua imagem corporal e criando condições para ir adoecendo mais a cada dia.


Quem lida com esse problema, precisa muito da ajuda de profissionais sérios  que não subestimem a dificuldade de emagrecer. Para fazer todas essas mudanças é preciso um esforço sistemático, leitura, estudo, apoio, curiosidade, investimento de tempo, dinheiro, dedicação, energia!…
Se as áreas do Conhecimento que têm como objetos de estudo o comportamento, as emoções,  os transtornos mentais são a psicologia e a psiquiatria, como essas disciplinas podem estar fora de uma proposta de tratamento de um problema que tem como fundamento essas questões? Pense sobre isso.


Os estudos mais sérios feitos com pessoas que têm dificuldades com o controle do peso são unânimes em mostrar que a Terapia Cognitivo-comportamental é  a que apresenta os melhores resultados.  Mas TCC  é “Tratamento”! Exige que a pessoa se implique com o sofrimento que isso gera, se responsabilize, que procure entender “como” essa terapia pode ajudar, que se torne agente do processo de mudança.  E não basta ter uma formação em TCC sem entender com certa profundidade as especificidades das questões relacionadas com o controle do peso.


Quem não  procurar integrar e se inteirar dos aspectos mentais, emocionais, comportamentais, sociais e até espirituais do problema nunca vai poder dar uma boa explicação para o por quê de tanto esforço sem resultado… Terá  que se contentar com “desculpas”, e sofrer não  só com o peso corporal, mas também com  peso da culpa, dos fracassos, da doença.

Este texto foi reproduzido com a autorização da autora

Autora: Lenize Bahia Chaves
Whatsapp: 31-9999-0000
Instagram: www.instagram.com/endereco-da-lenise
Facebook: www.facebook.com/endereco-da-lenize

Gostou? Então pode compartilhar!
Enviar mensagem no Whatsapp!