Pós Graduação em Orientação Profissional e Coaching de Carreiras em BH

Curso de Pós graduação em Orientação Profissional e Coaching de Carreiras em Belo Horizonte/MG

 

OBJETIVO
O Grupo Orientando, em parceria com o CESDE, lança neste ano de 2013 a Pós Graduação em Orientação Profissional e Coaching de Carreiras em Minas Gerais. Através do conhecimento teórico e prático abrangerá as 3 formas de Orientação Profissional contemporânea (individual, escolar e organizacional – RH). Deseja-se formar um profissional com visão e atuação mais ampla sobre o trabalho e as possibilidades do sujeito que escolhe. A orientação Profissional vai além do primeiro processo de escolha, pois fazemos e re-fazemos escolhas no decorrer da vida profissional, que podem e devem ser amparadas por profissionais competentes e atualizados. Nossa proposta básica é contribuir na capacitação desse profissional.

 

PÚBLICO ALVO

Destinado a Profissionais de Psicologia, Pedagogia, Educação e outros profissionais ligados à Orientação Profissional, Educacional e Gestão de Carreiras.

 

CARGA HORÁRIA
360 horas/aula – 2 anos de duração / * h/aula equivale há 40 minutos

 

CERTIFICADO:
É exigido um mínimo de 75% de frequência nas aulas e apresentação do TCC no final do curso.

 

AGENDA

  • . As datas ainda não foram definidas. Faça a sua inscrição no processo seletivo pelo link ao final da página e seja informado posteriormente sobre a agenda das aulas.

1 Sábado por mês das 9h às 18h com exceções de algumas disciplinas que necessitam da tarde de domingo
para cumprirem sua carga horária. Domingo (quando houver) das 14h às 18h.

 

PARA EFETUAR A INSCRIÇÃO

  • Clique no link para fazer sua pré inscrição;
  • Preencha o formulário;
  • Aguarde o envio do formulário de avaliação e preencha-o;
  • Crie um arquivo .zip com o formulário e os documentos abaixo (escaneie ou faça uma foto com celular ou tablet e envie);
  • Coloque seu nome no arquivo (assim: Pos_OP_Seu_Nome_Aqui.zip);
  • Envie um e-mail para contato com o assunto e seu nome  “Seleção Pós Graduação Fulano de Tal”;
  • Aguarde nossa confirmação de recebimento.

 

DOCUMENTOS

Cópia de CPF;
Cópia do RG;
Comprovante de residência;
Comprovante de conclusão do ensino superior;
Comprovante de regularidade com o Serviço Militar – no caso masculino;
Certidão expedida pelo TRE de regularidade com a Justiça Eleitoral (Título de eleitor);

 

VALORES / INVESTIMENTO
25 mensalidades: R$450,00 (quatrocentos e cinquenta) + R$20,00 de taxa material didático.
* Os alunos inscritos neste curso tem 50% de desconto em todos os outros cursos e workshop´s do GRUPO ORIENTANDO durante o período em que estiverem cursando.

 

METODOLOGIA / DÚVIDAS SOBRE OS ESTÁGIOS
O curso foi dividido em 04 (quatro) trimestres com 03 (três) disciplinas/trimestre, completando as 03 (três) grandes áreas da O.P. As aulas são modulares: cada professor, em módulos distintos, abordará o mesmo grande tema, aplicando-o a um determinado contexto de atuação em O.P.

· Orientação Profissional e Coaching Individual ou Clinica;
· Orientação Profissional Escolar ou de Grupo;
· Orientação Profissional e Coaching Institucional ou Organizacional.

 

DÚVIDAS
Como funcionam os estágios?
O aluno escolhe o segmento: ESCOLAR, CLÍNICO (consultório), ORGANIZACIONAL (empresa). É obrigatório que escolha ao menos um!
O aluno pode trazer seus próprios casos para as aulas em forma de supervisão, principalmente alunos de outras localidades que não podem se deslocar no meio da semana para Belo Horizonte. Caso ainda não esteja trabalhando com OP e carreiras nós encaminharemos este aluno para uma das instituições parceiras do GRUPO ORIENTANDO para que ele faça esse estágio de forma comunitária.

*Clínico, individual:
Encaminhamos alunos do ensino médio público do Rio de Janeiro para que sejam feitos seus atendimentos em OP;

*Escolar, em grupo:
O aluno assumi uma turma do ensino médio para realizar o processo de OP com os jovens em uma das escolas parceiras do GRUPO ORIENTANDO;

*Organizacional, empresa:
O aluno é encaminhado a uma empresa parceira do GRUPO ORIENTANDO para realizar um processo de seleção (RH) ou reorientação de carreiras com funcionários. Em nenhum dos casos os estágios são remunerados.

 

DISCIPLINAS E SUAS EMENTAS

A HISTÓRIA DA OP
A criação das profissões no Brasil / Histórico da Orientação Profissional / Orientação Profissional no Brasil / O campo da O.P. na contemporaneidade / Abordagens Teóricas em O.P.

A ESCOLHA PROFISSIONAL ENQUANTO SINTOMA
A escolha enquanto sintomática / A neurose e sua relação com a escolha / A influência familiar / A profissão enquanto símbolo fálico.

HISTÓRIA DA OP E TEORIAS PSICODINÂMICAS
A criação das profissões no Brasil. Histórico da Orientação Profissional. Orientação Profissional no Brasil. O campo da O.P. na contemporaneidade. Abordagens Teóricas em O.P.

ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO E A OP
A criança e a escolha profissional / A dificuldade do adolescente no processo de escolha profissional / A não escolha profissional / O adulto e o processo de escolher / A dificuldade de entrar no mundo adulto e no mercado de trabalho / A influência familiar no processo de escolha / Mitos familiares e a escolha profissional (uma visão sistêmica) / O aconselhamento enquanto prática psicológica.

CASOS CLÍNICOS EM OP INDIVIDUAL
A escolha enquanto enfrentamento do vazio / A questão do objeto para a orientação profissional / O esquema L e sua utilização no diagnóstico de orientabilidade / Casos clínicos em op. / Fundamentos psicológicos, táticas e estratégias do processo de O.P. / Desenvolvimento, maturidade e adequação profissional: identidade pessoal, identidade vocacional e identidade ocupacional / Estratégias de atendimento individual / A Entrevista no processo de O.P.: pré-diagnóstico, diagnóstico, prognóstico /  Técnicas em O.P.

EMPREENDEDORISMO
Introdução ao empreendedorismo – o que é empreendedorismo, as facetas do empreendedor, comportamento empreendedor e processo empreendedor / As relações entre o empreendedorismo e os potencias e motivações (explorando a Teoria das Inteligências Múltiplas) / O processo de identificar oportunidades a partir da observação do contexto externo / Como criar o projeto profissional como um empreendimento.

GESTÃO DO CONHECIMENTO
O que é gestão do conhecimento e por que é fundamental hoje? / Conhecimento  tácito e explícito /  Capital intelectual como diferencial  competitivo / Educação continuada e oportunidades profissionais / Atividades práticas.

COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS EM OP
O que mudou no mundo do trabalho? / Exigências e necessidades do mercado e do profissional contemporâneo / O que são competências individuais / Identificação e desenvolvimento de competências básicas e específicas de acordo com a escolha profissional / Atividades práticas.

METAMODELOS LINGUISTICOS
A formação de modelos mentais, restrições e seus efeitos / Análise e criação de mapas mentais / Estudo e análise de fenômenos (padrões) lingüísticos / Aplicação prática do Metamodelo lingüístico em Orientação Profissional e Coaching.

GESTÃO DE CARREIRAS / COACHING DE CARREIRAS
Carreira ou carreiras escolhidas ao longo da vida? / Volatividade do mercado e as constantes demandas de profissionais / Profissão ou área de trabalho? / Gerenciamento de carreira e plano de desenvolvimento individual / Prospecção de tendências e oportunidades de trabalho / Atividades práticas.

PROJETOS EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
Criação e elaboração de projetos em OP.

DINÂMICAS DE GRUPO 1
Quais as fases do grupo, como trabalhar em grupo / Contextualização / O grupo como forma de acesso ao trabalho de O.P. / Como
avaliar se o trabalho deve ser
realizado em grupo ou individualmente / Técnicas grupais – O lúdico e a brincadeira – Gincanas grupais / Orientação profissional em grandes grupos / As competências para o orientador profissional.

EDUCAÇÃO FINANCEIRA E QUESTÕES DO TRABALHO
Se Estabelecendo como Profissional Liberal / Se Estabelecendo como Empresa / Administrando seu próprio negócio / Tópicos Específicos para Orientadores Profissionais.

DINÂMICAS DE GRUPO 2
A percepção dinâmica do mundo na construção das identificações / Ser Humano – SER RELACIONAL / Equipe  x  Grupo – Cooperação – Competição – Inovação – Criatividade – Informação – Conhecimento / Tipos de Grupos / História da Dinâmica de Grupo / Orientação Profissional Psicodinâmica / Dinâmicas em Orientação / Dinâmicas para a MONTAGEM de um programa de Orientação Profissional / Sondagem de  Aptidões / Sondagem de Interesses / Sondagem de Valores / O processo decisório / Filmes como instrumentos facilitadores ao debate sobre a e Escolha Profissional e a Orientação Vocacional.

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL COM DEFICIENTES
A segregação da diferença / A deficiência e seu início / O orgânico e o psíquico – o princípio de causalidade e de concomitância / As especificidades das orientações das pessoas portadoras de deficiência / A equipe multiprofissional.

EDUCAÇÃO VOCACIONAL/PROFISSIONAL EM ESCOLAS
A orientação dentro da grade curricular / As dificuldades no contexto educacional / Educação profissional / Contextualização histórica da O.P. e da O.E / Abordagens psicopedagógicas / Técnicas de orientação profissional / Aconselhamento psicológico.

PSICOPEDAGOGIA EM OP
Fornecer subsídios teóricos e práticos da Psicopedagogia para a Orientação Profissional / Psicopedagogia como área do saber. Ser Cognoscente e suas escolhas de vida / Historizar-se para escolher. Modalidades de Aprendizagem / Autoria do Pensamento / Brincar – Aprender –Trabalhar / Alegria da descoberta e do descobrir-se / Processo de escolha como construção de autoria / Textos pré selecionados para embasamento teórico da discussão e diálogos com o grupo / Apresentação de alguns casos de orientação profissional sob o enfoque Psicopedagógico / Avaliação da disciplina.

METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA
Técnicas para Monografia / Desenvolvimento de artigo científico / Práticas de pesquisa.

ESTÁGIOS, ARTIGOS E SUPERVISÃO TEÓRICA
Apresentação dos projetos de estágio e discussão sobre as formas de atuação e supervisão / Estágio aplicado em funcionários de empresas ou pessoas selecionadas / Trabalho realizado em pré-vestibular comunitário ou em escolas parceiras / Tanto planejamento de carreira quanto O.P. individual para o processo de escolha profissional. O curso será concluído com a apresentação do relatório de estágio supervisionado ou de uma pesquisa em O.P. ou de um trabalho teórico-prático: um plano de atuação, uma vivência ou o desenvolvimento de um Projeto de Orientação Profissional na escola, na empresa, na clínica ou em outro grupo da comunidade.  Este trabalho poderá ser realizado em grupos de três a quatro pessoas. Todo o aluno que cumprir 75% da carga horária do curso e apresentar um trabalho final supervisionado receberá um Certificado de Conclusão de Curso fornecido pelo GRUPO DE PESQUISA E PRÁTICA CLÍNICA ORIENTANDO em parceria com AVM – Faculdades Integradas.

ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS
Estagio supervisionado em OP; Coaching, mentoring (realizado em empresas ou atuando como planejamento de carreiras).
Estágio supervisionado em OP escolar, em colégios ou “pré-vestibulares comunitários” individualmente ou em grupos .
Estágio supervisionado em OP clínica (para o profissional que já atua em consultório).

INTEGRADOS OU ATIVIDADES COMPLEMENTARES
1. Testes psicológicos – QUATI, BBT (exclusivos para psicólogos).
2. Testes vocacionais LIP, QVI.
3. O lúdico na orientação profissional.
4. Zulliguer (exclusivo para psicólogos).
5. EMEP – escala de maturidade para escolha profissional (exclusivos para psicólogos).
6. Critérios para uma escolha profissional.
7. Laboratório de jogos.

 

CORPO DOCENTE

DRA. ELIZABETH DA ROCHA MIRANDA
Doutora em Psicanálise pela UERJ. Mestre em Pesquisa e Clínica em Psicanálise UERJ. Psicanalista Membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano (AME). Professora do Curso de Especialização em Psicologia Clínica – PUC –RJ. Professora do Curso de Especialização em Psicologia Clínica – UVA –RJ. Membro do Colegiado de Ensino de Formações Clínicas do Campo Lacaniano-RJ. Membro do Conselho Editorial da Revista Marraio – publicação de Formações Clínicas.  Autora de diversos artigos publicados no Brasil e no Exterior – França e Espanha.

ESP. ELISEU DE OLIVEIRA NETO (CRP 12/04222)
(CRP 12/04222) – Psicólogo, Psicanalista, Orientador Profissional, especialista em Psicologia Clínica pela PUC-RIO, especialista em Psicopedagogia pela UCAM/AVM com tese em orientação Profissional; estudou teoria familiar sistêmica pelo Instituto “Familiare” e teoria psicanalítica pelo CEPSC (Centro de Estudos Psicodinâmicos de Santa Catarina); é diretor do Grupo de Pesquisa e Prática Clínica Orientando, empresa especializada em coaching e orientação profissional, coordenador da pós-graduação em orientação profissional e gestão de carreiras da mesma. Consultor do SENAC/RJ e da MultiRio (canal educativo da prefeitura do RJ) em projetos de orientação profissional. Professor da pós-graduação da Universidade Candido Mendes/Faculdade A Vez do Mestre inclusive da disciplina de orientação vocacional no curso lato sensu de orientação educacional e pedagógica, além das pós-graduações em Gestão Empresarial, Pedagogia Empresarial, Psicopedagogia e Terapia de Família. Orientador Profissional do projeto Conexão Gama da Universidade Gama Filho.Professor convidado da pós-graduação em orientação profissional da Universidade de Santo Amaro (UNISA-SP). Membro da Associação Brasileira de Orientadores Profissionais (ABOP), membro participante de Formações Clínicas do Campo Lacaniano. Co-Autor do livro / jogo PROFISSIOGAME, Vetor-editora, SP voltado para orientação profissional com adolescentes, do livro de técnicas POPI e outros livros, artigos, capítulos, jogos e técnicas sobre o assunto.

MSC. TERESA CRISTINA XAVIER VIANNA GALHARDO
Psicóloga formada pela Universidade Gama Filho, pedagoga formada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, especialista em avaliação educacional e mestranda em Educação pela UERJ. Atua na área de educação, com vasta experiência em gestão, coordenação e orientação de grupos em escolas e também na área clínica da psicologia.

MSC. ROSA MARIA DE PAULA VILHENA
É Mestre em Gestão Empresarial e especialista em Desenvolvimento de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, especialista em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, COPPE e pedagoga pela Universidade Federal Fluminense. Possui Certificação Internacional em coaching para executivos pelo ICI,USA. É professora de cursos de pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas, consultora em educação corporativa, gestão por competências e coaching de executivos. Ex-diretora do Centro de Desenvolvimento e Gestão de Negócios (CDGN) do SENAC/RJ. Co-autora do livro Gestão por competências e gestão do conhecimento. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005 e consultora da UNESCO na área de educação.

CARLA ZELTZER
Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela PUC-RJ. Bacharel em Informática pela UFRJ. Possui 15 anos de experiência em tecnologia da informação e gestão de negócios. Fundadora e Diretora da Zeltzer Projetos Educacionais (desde março/2006), empresa incubada no Instituto Gênesis da PUC-Rio. Responsável pela criação e aplicação de metodologia para desenvolvimento da cultura empreendedora entre crianças, jovens e adultos, aplicada em mais de 10 instituições e 300 alunos, consolidada na Escola de Empreendedorismo, inaugurada em setembro/2008.

 

PROFESSORAS CONVIDADAS:

DRA. MIRIAN P. ZIPPIN GRINSPUM
Pedagoga, orientadora escolar, mestre em educação, doutora em filosofia, presidente da ASFOE (Associação Fluminense de Orientadores Educacionais), cátedra da Faculdade de Educação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, coordenadora do NUPEJOVEM (GRUPO DE PESQUISA: JOVENS, VALORES E SUBJETIVIDADES),e autora de diversos livros e artigos na área de educação.

ANA PAULA LOUREIRO E COSTA
Pedagoga – Psicopedagoga – Graduanda de Psicologia – Orientadora Profissional e Coach de Carreira – Orientadora Profissional do Colégio Andrews – Psicopedagoga da Escola Parque – Presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia Gestão 2008 – 2010 e 2011 – 2013 – Membro do Conselho Nacional e da Diretoria da abpp – Diretora do CEPpAV (Centro Psicopedagógico de Autoria Vocacional) e AUTORIA  Espaço Psicopedagógico.

ELSA ENNES DE MARTINO LOUREIRO
Pedagoga, Orientadora Educacional, formada pela Universidade Estácio de Sá, Pós-Graduada em Orientação Educacional , Pós graduada em Administração Escolar e Coordenação Pedagógica pela UVA-RJ, Professora das disciplinas de Medidas da Educação e Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, Orientadora Profissional de Jovens e adultos no espaço CRIAR-SE Criatividade-Arte-Sensibilidade,  Administra cursos de Empreendedorismo e Habilidades Empreendedoras para jovens do Ensino Fundamental II e Ensino Médio – Educação Empreendedora no Processo de Orientação Profissional. Possui mais de 20 anos na área da Educação com experiência em todas as faixas de idade. Planejamento e organização de cursos e oficinas de Dinâmicas de Grupo e jogos para profissionais da área da Educação.

ELISABETE DE ANDRADE FERNANDES
Professora Especializada em Portadores de Necessidades Especiais – Governo do Estado do Paraná, graduada em Administração – CEUCEL, extensão em Orientação Profissional – UCAM, pós-graduada em Docência do Ensino Superior e Orientação Profissional e de Carreiras. Consultora de Recursos Humanos, com mais de 16 anos de experiência em Treinamento e Desenvolvimento, Recrutamento e Seleção e Orientadora de Carreiras.

MARIA DA GRAÇA BARBOSA CEPPA
Bacharel em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – MBA de Finanças pelo IBMEC – Curso de Especialização em Finanças pela FGV -Gerente Financeira do Grupo SEGPLUS – Curso de Especialização em Profissional de Planejamento pelo PROMINP/PETROBRAS – Consultora Financeira- Especialização em Orçamento pela Petrobras – Trabalhou como economista do Grupo Petroquisa durante 13 anos.

MS. ANA PAULA LETTIERI FULCO
Psicóloga. Psicanalista. Membro Participante de Formações Clínicas do Campo Lacaniano-Rio. Mestre pelo Instituto de Psicologia no Programa Pesquisa e Clínica em Psicanálise da UERJ. Professora Tutora da Especialização Educação Especial CEAD UNIRIO. Docente Pós Graduação Lato Sensu IAVM UCAM. Docente da Pós Graduação e da Graduação do UNIPLI. Docente Supervisora da Clínica Escola de Fisioterapia UNIPLI.

 

Faça sua pré inscrição neste link preenchendo o formulário. Assim que recebermos solicitaremos os documentos.

 

.

Gostou? Então pode compartilhar!
Enviar mensagem no Whatsapp!